Como é calculada a rentabilidade dos meus ativos?

Olá! Ao longo do tempo, percebemos que surgiram algumas dúvidas de nossos usuários em relação ao cálculo da rentabilidade. 

Por isso, viemos tirar todas as dúvidas explicando como é feito o cálculo da rentabilidade e mostrar as variações dessa funcionalidade no app.


Primeira dúvida que iremos tirar é: Como a rentabilidade é calculada?

O método utilizado pelo nosso aplicativo é o cálculo da rentabilidade pelo preço médio. Isso significa que, além de levar em conta a variação do ativo no dia, no mês e no ano, ela é influenciada por aportes e saques feitos num mesmo ativo.

Esse método permite o investidor saber de fato quanto de variação de patrimônio ele teve, ou seja, a rentabilidade mostra exatamente quanto o investidor ganhou ou perdeu.

Veja esse exemplo:

Imagina um investidor que em um determinado dia (D0) comprou 10 papéis de um ativo ABCD3 a 10 reais.

No dia seguinte (D1), o papel desse ativo valia 15 reais e o investidor decide comprar mais 10 papéis dele.

Dois dias depois (D2), quando o valor do papel chega a 20 reais ele decide vender tudo. Nesse momento, o investidor tinha investido 250 reais e possuía 20 papéis do ativo ABCD3.

Feito os cálculos, descobrimos que esse investidor teve uma rentabilidade final de 60% de seu investimento, ou seja, seu patrimônio multiplicou 1,6 vezes.

Agora, imaginemos que, no D1, ao invés de comprar 10 papéis do ativo a 15 reais, ele opta por comprar 20. Sua rentabilidade final seria 50,3%, ou seja, seu patrimônio multiplicou 1,503 vezes.

Esse exemplo só mostra quanto um aporte num mesmo ativo impacta na rentabilidade, justamente por alterarem o preço médio desses ativos.


Obs: proventos não são contabilizados nesse cálculo. Ele considera somente a variação do ativo do preço médio do ativo.

ATENÇÃO: Só mostramos as rentabilidades dos ativos em carteira no momento. Para ativos com posições já encerradas, somente é possível ver os detalhes das transações e o lucro gerado, tanto na tela "Extrato" (lucro de cada transação individualmente) quanto na tela "Resumo" (lucro total até o momento)


Outra dúvida legal de ser tirada é: onde podemos visualizar as rentabilidades no Real Valor?

1 - Rentabilidade diária de cada ativo

Tela “Patrimônio

2 - Rentabilidade diária da carteira toda

Tela “Patrimônio

3 - Rentabilidade mensal de cada ativo

Tela “Patrimônio” > “Rendimentos” > “Relatório

4 - Rentabilidade mensal da carteira toda

Tela “Patrimônio” > “Rendimentos” 

5 - Rentabilidade anual da carteira toda

Tela “Patrimônio” > “Rendimentos

Is this article helpful?

Comentários (6)

foto
19

olá, fiz várias negociações de swing trade ( 1 ou 2 dias), porém notei que na rentabilidade de maio estas operações não impactaram.

Se eu clicar na opção extrato, o lucro está lá mas na rentabilidade de maio não.


Ou só vai contar quanto finalizar o mês?

foto
5

Também queria saber isso.

foto
foto
6

Pois é, eu tb estou na dúvida. Exemplo: Quando aparece assim:

6pp abaixo do CDI, significa o que ?

ou quando aparece 33% do CDI. Significa que a rentabilidade é 33% do CDI ?

e o pp ?

foto
11

Muito boa a explicação! Não tem como ver a rentabilidade da carteira durante todo o periodo? Englobando todos os anos

foto
2

Esses xx pp abaixo ou acima de um indice de fato é bem confuso. Já fiz várias contas e eles não possuem lógica. Seria muito bom se pudesse explicar como calculam isso. Alem disso, por que às vezes é "xx pp abaixo ou acima" e às vezes é "xx% do IBOV"?


Sinto falta de um gráfico com a rentabilidade calculada da forma correta (como no Kinvo, por exemplo) porém, poderia ter as 2 informações, a rentabilidade e a variação. Ai sim, o app ficaria completão! :)

foto
2

Primeiramente, congratulações pelo software!

A minha dúvida sobre a rentabilidade descrita pelo app e web é::: "Porque não considerar os proventos, visto que este estão diretamente relacionados a rentabilidade?" Uma sugestão para complementar o excelente trabalho confeccionado pela equipe real valor, é ter os dois dados::: - rentabilidade pelo preço médio e rentabilidade pelo preço médio + proventos. Com isso, o investidor poderá saber o comportamento da sua carteira em valorização dos ativos e também como os proventos afetam o crescimento de patrimônio, haja visto que investidores de carteira previdenciária focaram nos proventos e como eles estão impactando em seu patrimônio.


Abaixo um exemplo extraído do relatório gerencial do FII PATC11, apenas como fator demonstrativo:


/1664b9d18d598f9dabe9927d6b1a4a71

Note que PATC11 (Cota) seria a rentabilidade da carteira sem considerar proventos. Por outro lado, PATC11 (Cota+Rendimentos) seria a rentabilidade da carteira levando em conta os proventos recebidos (dividendos de ações e FIIs).

Um grande abraço!

foto
1

Olá pessoal. Parabéns pelo app, é realmente sensacional ter acesso gratuito a uma ferramenta com tamanha funcionalidade.

Gostaria de sanar uma dúvida: na #RetrospectivaRealValor disponível no app (tipo stories que o app gera ao final do ano), sinaliza que o rendimento da minha carteira no ano de 2020 foi de, por exemplo, 10%. Porém na secao Rendimentos da aba Patrimônio, conforme explicado na publicação acima, indica que o rendimento da minha carteira foi de 22,5%.

No meu entendimento, esses valores deveriam ser equivalentes. Estou errado? Há alguma metodologia de calculo diferente entre eles?

Forte abraço.